Quem Somos | Benefícios | Departamentos | Convenção Coletiva | Associe-se | Fale Conosco
 
 
» Notícias
 
 
 
Black friday: Os cuidados para uma compra segura 

A Black Friday é conhecida como o dia que se inaugura a temporada de compras com grandes promoções em muitas lojas do país. Essa temporada que sempre começa em uma sexta-feira é muito esperada por muitos brasileiros que esperam ansiosamente a chegada dessa data para que possam comprar produtos ou adquirir serviços com preços mais baixos. Todavia, não é incomum se deparar com ofertas fraudulentas e descontos mentirosos nesse período. Como não ser alvo dessa fraudes? Essa pergunta será respondida a seguir com algumas dicas que trarei.

Primeira dica: acesse o site oficial da Black Friday. O site www.blackfriday.com.br é o endereço oficial de promoções trazidas pela Black Friday no Brasil, através desse site você poderá conferir as mais diversas ofertas trazidas por muitos empresas, que vai desde roupas até acessórios, passagens aéreas, entre outros. Esse site é muito importante pois ele trará apenas anúncios íntegros e verdadeiros, evitando assim anúncios fraudulentos.

Segunda dica: use comparadores de preço. Quem nunca se deparou com ofertas do tipo "metade do dobro" não é mesmo? O comparador de preço trará uma comparação dos valores de um determinado produto ou serviço de determinado empresa semanas antes à Black Friday com o valor estabelecido pela loja na data, evitando que sejamos alvo de descontos mentirosos. Outro ponto positivo sobre os comparadores de preço é que eles trazem uma comparação de valores de produtos e serviços de lojas diferentes para que assim possamos escolher o produto ou serviço com melhor custo benefício. Entre os comparadores de preço estão o Buscapé e o Google Shopping, que podem ser usados no computador ou no seu celular.

Terceira dica: não clique em qualquer oferta via e-mail ou WhatsApp. Em tempos de Black Friday é comum o recebimento de ofertas via e-mail ou pelo WhatsApp, porém é necessário se ter cuidado com as ofertas fraudulentas. Ao se deparar com mensagens de e-mail ou WhatsApp que pareçam ser muito boas redobrem atenção e não cliquem em qualquer link que receberem. Em geral as lojas enviam e-mail de marketing para clientes que concordaram em receber mensagens de ofertas, então desconfie de mensagens de lojas com as quais nunca fez negócio. Fiquem atentos a mensagens com erros de digitação ou de português, e também aquelas que pedem dados pessoais ou bancários.

Quarta e última dica: investigue a origem da loja. Segundo o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo, 1 a cada 5 consumidores é prejudicado de alguma maneira ao comprar produtos ou adquirir serviços pela internet, isso no período de 1 ano. Esses prejuízos vão desde o recebimento de mercadoria errada até a não entrega do produto ou  do serviço, trazendo assim grandes problemas aos consumidores. Para evitar esses problemas investiguem a origem da loja ou da empresa, veja se a mesma possui Instagram, Facebook, procure as avaliações feitas por outros consumidores, procure pelo nome da empresa na internet e busque saber se a mesma possui CNPJ e se o mesmo está ativo.

Essas dicas serão muito úteis para aqueles que querem ter uma Black Friday segura e sem complicações e que querem se afastar da famosa "Black Fraude". Boas compras!

 

16/11/2022 - Migalhas  
 

Americanas promete não demitir em massa até apresentar plano de recuperação à Justiça
07/02/2023  - O Popular
Sindicatos perdem 90% da contribuição sindical no 1º ano após reforma
06/02/2023  - Uol e Estadão
STF define que licença-maternidade começa a partir da alta hospitalar
02/02/2023  - STF
Central sindical fará manifestações para cobrar Americanas sobre trabalhadores
26/01/2023  - Uol
Vendas on-line elevam em 75% faturamento
19/01/2023  - O Popular
Presidente Lula determina elaboração de proposta para valorização do salário mínimo
19/01/2023  - Governo Federal
Americanas é a verdadeira missão impossível de Sergio Rial
16/01/2023  - Folha de São Paulo
Reajuste do salário mínimo para R$ 1.320 pode não acontecer em nome da responsabilidade fiscal
12/01/2023  - Infomoney
Eleição no Sincojat elege Nivaldo Ferreira
11/01/2023
SECEG continua tentando fechar CCT com Sindilojas
05/01/2023  - O Popular
 
 
 
 
SECI - Sind dos Empregados no Comércio e nas Cooperativas em Geral de Itumbiara
Rua Olívia Fagundes Garcia, 6, Bairro Paranaíba - CEP 75503-040 - Itumbiara - GO
Telefones: (64) 3431-5488